União Europeia e Governo de Angola assinam Acordo de Financiamento do projecto FRESAN

   0 Publicado a 16/08/2017 às 09:15 por Madalena Galvão Teles · (0)

A União Europeia e o Governo de Angola, assinaram, no dia 14 de Agosto, às 16.00 horas no Ministério de Planeamento, um Acordo de Financiamento no valor de 65 milhões de euros para a implementação do Projecto FRESAN, que visa contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade das comunidades no sul de Angola.

O FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola - é um projecto que pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, reforçando a agricultura familiar sustentável nas províncias de Angola mais afectadas pelas alterações climáticas. Será implementado nas províncias de Cunene, Huila e Namibe nos próximos 5 anos.

Para além dos governos provinciais de Cunene, Huila e Namibe, irão participar no projecto os Ministérios de Agricultura, do Ambiente, do Interior e da Administração do Território.

O projecto será implementado através de cooperação delegada com o Camões, Instituto de Cooperação e da Língua, que ficará responsável pela coordenação geral do projecto, e com acordos com a FAO e o PNUD. O projecto FRESAN tem as seguintes componentes:

I - Fortalecimento da resiliência e a produção da agricultura familiar num contexto de alterações climáticas através da adopção e uso de tecnologias, práticas e soluções inovadoras para reduzir a vulnerabilidade das mulheres e dos grupos mais vulneráveis.

II - Melhoria da segurança alimentar e nutricional (SAN) dos agregados familiares, aumentando o consumo e a disponibilidade de comida mais diversificada e nutritiva.

III – Melhoria da capacidade institucional e os mecanismos para a gestão de informação e análise de dados relativos à SAN, bem como o planeamento, coordenação, monitorização e reacção nas áreas da insegurança alimentar, subnutrição e alterações climáticas.

IV – Procura de evidências e conhecimentos sobre a utilidade de diferentes acções de sensibilização eficazes, no contexto de Angola, para combater a subnutrição nas crianças e reduzir a mortalidade das crianças com menos de cinco anos.

Fonte: https://www.africa-newsroom.com/press/uniao-europeia-e-governo-de-angola-assinam-acordo-de-financiamento-do-projecto-fresan?lang=pt

Comentários · (0)

Faça Login para participar na discussão.